Resenha: Os Pilares da Terra – Ken Follett

12:45 PM Unknown 0 Comments


Os Pilares da Terra – Ken Follett 


Sinopse: Inglaterra, meados do século XII. Em uma terra abalada por sangrentas batalhas pela sucessão do trono de Henrique I, um homem luta contra tudo e todos para levar a cabo a minuciosa construção de uma catedral gótica, digna de tocar os céus. Ao redor da igreja e de seus personagens, forma-se um mosaico de um tempo conturbado, varrido por conspirações, intrincados jogos de poder, violência e o surgimento de uma nova ordem social e cultural. Aclamada como a obra prima de Ken Follett, Os Pilares da Terra é sucesso entre público e crítica por mais de duas décadas, com mais de 18 milhões de exemplares vendidos no mundo todo.




Ano: 2012
Páginas: 941
Editora: Rocco



Salve nerds, hoje aqui no Madrugada vamos inaugurar a coluna de resenhas literárias, começando com Ken Follett e sua obra prima “Os Pilares da Terra”.

Pilares da Terra nos leva de volta à Inglaterra do século XII, no período conhecido como “A Anarquia” devido às lutas pela sucessão do trono do rei Henrique I e narra os eventos (fictícios) que circundaram a construção da Catedral de Kingsbridge.

A história se desenrola através de múltiplos personagens que estão, de alguma forma, conectados à essa construção, um prior, um construtor e sua família, e por aí vai.
As primeiras páginas do livro tem um ritmo um pouco maçante, mas isso não dura muito e logo você se verá envolvido por uma trama muito bem construída, cheia de personagens cativantes, e outros bem odiosos (afinal precisamos de “vilões”). O livro é bem fácil de ler após as primeiras vinte páginas e é recheado de jogos políticos, traições, promessas e juramentos quebrados e até um certo mistério que nos vai sendo apresentado ao longo da trama.

A única coisa que eu senti um pouco de falta foram as batalhas, mas esse acaba sendo um pequeno defeito, já que as grandes batalhas desse livro acabam sendo travadas com palavras, penas e papel. Porém não se engane ao pensar que esse pode ser de alguma forma um livro leve, pois ele remonta à Idade Média, e como eu disse acima o período era de caos total na Inglaterra, portanto o que nos falta em batalha acaba sendo suprido por atos de brutalidade como estupro e um pouco de tortura.

O livro também mostra muito bem as relações entre a Igreja e a Coroa, e toda a influência que o primeiro tem sobre o segundo apesar da relutância dos candidatos ao trono em admitir tal influência. Essa relação, porém é um dos pilares fundamentais da trama já que a mesma conta a construção da catedral e todos os esforços feitos pelo personagem mais próximo de ser o principal, o Prior Phillip que acabou me fazendo torcer pela construção da Catedral.

O tamanho do livro apenas se compara à sua qualidade, são 941 páginas de ponta a ponta da história, mas devo admitir que quando terminei de ler fiquei imediatamente com vontade de recomeçar.

Para encerrar e deixar você que não leu correr atrás do seu e você que leu ir ler de novo eu afirmo que Os Pilares da Terra é facilmente um dos melhores romances históricos que eu já li e que todo nerd ou amante de literatura deveria ler, não apenas pelo brilhantismo da obra mas pela maestria de Ken Follett em conduzi-la.

Espero que tenham gostado da nossa resenha, e em breve voltaremos com mais.

Boa leitura.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...