Resenha - Umbigo Sem Fundo

10:51 AM Unknown 0 Comments



UMBIGO SEM FUNDO
Gênero: Quadrinho de temática adulta
Roteirista: Dash Shaw
Ilustrador: Dash Shaw
Quadrinhos na cia. (Companhia das Letras)

Hi Goonies!

Conturbada. Assim pode ser definida a minha família.
Sabe aquele domingo com cheiro de macarrão, família reunida e sorrisos, onde a única discussão é entre os primos por quem é a vez no game? Então,...não são os meus. Nem toda comunidade fraternal assemelha-se com o que vemos nos finais de novela, algumas são universos com anos luz de distância um do outro. 
Dito isso, eis a sinopse de Umbigo sem Fundo.

“ Casados há quarenta anos, Maggie e David Loony decidem se separar. Vivendo isolados numa casa de praia, afastados dos filhos, os dois anunciam que não se amam mais. A notícia inesperada é motivo para a família se reunir depois de muito tempo, e pela última vez. Como fantasmas se arrastando silenciosamente pela casa, Maggie e David não amenizam o sofrimento dos filhos com desculpas ou explicações; apesar da dor escancarada, estão convictos sobre o divórcio ”

 
É o “programa do Ratinho”?

  Um olhar menos minucioso leva a crer que essa obra nada mais é que um “casos de família”, mas não é bem assim.
Umbigo sem fundo nos leva a conhecer os Loony, onde os progenitores (Maggie e David) moram isolados dos filhos (Dennis, Claire e Peter,  o primeiro é o mais velho e Peter o caçula).
 
Cada um no seu quadrado

Dennis inconsolável pela separação dos pais, apega-se ao passado através de fotos e memórias, deixando de viver a sua vida e consequentemente a da própria esposa. Claire tem suas próprias preocupações pela superproteção que dedica a filha.
 Mas é com Peter que Shaw demonstra a sua genialidade impressionante (David Shaw escreveu USF aos 23 anos), o caçula da família é o clichê de adolescente rebelde sem causa. O curioso é que ele TEM causa. Esquecido pela família, o personagem consegue equalizar o fator resultante de tanto individualismo entre os 5. Peter é retratado na hq com o rosto de um sapo, fato que demonstra como ele vê a si próprio e explica seu temor é timidez exacerbados.
 
Psicologia

Umbigo sem fundo é uma retratação fiel de uma realidade cada vez mais constante na nossa sociedade como um todo. A priorização do “Eu” empregada no egoísmo dos personagens, demonstra de forma muito eficaz o que vivemos nas grandes metrópoles. Olhamos as pessoas que passam na rua e não existe mais a cordialidade, nem se quer nos cumprimentamos.

 David Shaw consegue transparecer através de cada quadro sentimentos hiper realistas, Umbigo sem fundo consegue ser tão cativante como um livro (700 pág) e tao charmoso quanto uma história em quadrinho. Vale cada minuto lendo.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...